sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Mostra Ângelo Agostini: o chargista e seu tempo

Clique na foto para ampliar

Pessoal que acompanha esse blog. Esse mês teremos um seminário na Casa de Rui Barbosa sobre o centenário de morte de Ângelo Agostini, um dos maiores chargistas da imprensa brasileira. Trabalhando com Luiz Guilherme Sodré Teixeira (www.notasdeumhomemcomum.blogspot.com) fiz parte da mostra que acompanhará o evento. Espero que possam ir. Um forte abraço, Pedro Krause. Para ver a programação completa do evento acessem o site: http://www.casaruibarbosa.gov.br/template_01/default.asp?page=materia&VID_Secao=9&VNM_Secao=not%EDcias&VID_Materia=1855

"A Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) promove, nos dias 15, 16 e 17 de setembro, em seu auditório, o seminárioAngelo Agostini: 100 anos depois. Coordenado por Isabel Lustosa, o seminário reunirá, pela primeira vez, todos os especialistas na vida e obra de Angelo Agostini. A participação é gratuita. Mais informações: 21 3289-4640 ehistoria@rb.gov.br

O homenageado foi o maior caricaturista da imprensa brasileira do século XIX. Italiano que se estabeleceu em São Paulo durante a década de 1860, Agostini começou ali uma carreira que só se encerraria em 1910. No Rio de Janeiro, para onde se transferiu na década seguinte, ele atuou em várias publicações até criar a sua "Revista Ilustrada" (1876/1898), a de vida mais longa do gênero em seu tempo. Abolicionista, anticlerical, republicano e dono de um traço e de um humor sofisticados, Agostini teve atuação marcante na história do Brasil imperial. Ele foi um precursor das histórias em quadrinho e exerceu grande influência sobre as gerações de caricaturistas que o sucederam.

Paralelo ao seminário, haverá a exposição Angelo Agostini o chargista e seu tempo, no hall da FCRB. A mostra é composta de painés fotográficos e vitrines com exemplares da Revistas Ilustradas, pertencentes ao acervo da FCRB - coleção Plínio Doyle. A curadoria é do pesquisador Luiz Guilherme Teixeira Sodré, o design é de Stela Kaz e a pesquisa, do pesquisador Pedro Krause."

2 comentários:

Eric Allen Bueno disse...

Uau, parece que vai ser muito interessante, pena que não vou poder participar devido as condições geográficas... Valeu Pedro, at+.

Suzane Werdt disse...

Olá, Pedro. Meu nome é Suzane e estou coordenando um projeto sobre Joaquim Nabuco. Vi aqui que você participou da mostra do Angelo Agostini. Bom, essas imagens que foram expostas (e infelizmente soube da exposição tarde demais para vê-las)podem me ajudar bastante em um trabalho visual ciso montar. Talvez você possa me ajudar, me passando o contato do curador da exposição ou me dando informações sobre onde essas imagens ficam expostas normalmente ou se é de alguma coleção pessoal ou museu. Que tal?

Um abraço. Obrigada pela atenção. Meu email é suzanewerdt@gmail.com e aguardo algum contato, ok?